sexta-feira, 22 de maio de 2009

Turmas «especiais»: Boa Prática ou Guetização?

extraído de http://farm1.static.flickr.com/122/299637078_9fd860aa6f.jpg

III Encontro PETI – OIT

Turmas «especiais»: Boa Prática ou Guetização?

O PETI – Programa para Prevenção e Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil – irá dedicar um dia do seu primeiro momento anual de formação interna, em 2009, ao debate sobre a representação social sobre medidas de inclusão.

Este Encontro subordinado ao tema Turmas «especiais»: Boa Prática ou Guetização? terá lugar no dia 01 de Julho de 2009, no Hotel Santa Maria, em Fátima, e enquadra-se no ciclo de Encontros PETI-OIT.

É objectivo deste Encontro permitir um debate sobre medidas educativas inclusivas, nomeadamente, a medida PIEF, no que tem de facilitador da inclusão, nomeadamente com populações que, tradicionalmente, se excluem ou são excluídas, como, por exemplo, a comunidade cigana.

Contaremos com a presença de investigadores e operacionais que, a níveis diferentes, se vêm debruçando sobre esta temática.

Convida-se, pois, V. Exa. a participar neste Encontro, para o que solicitamos a devolução da Ficha de Inscrição, em anexo, devidamente preenchida até ao próximo dia 19 de Junho.

Os melhores cumprimentos

                Pela Comissão Organizadora

                Joaquina Cadete

Contacto: Marlene Diniz

Telef.: 218 437 580 marlene.diniz@peti.gov.pt

Ciclos de Violência - Do sentir ao agir


Junto segue o programa de "Ciclos de Violência" a realizar no próximo dia 4 de Junho no Centro Cutural do Cartaxo pelas 14.00h. As inscrições são gratuitas mas essenciais porque o espaço só tem 80 lugares.

A iniciativa parte dos professores do PIEF de Pontével que convidaram os PIEF do Cartaxo e Marinhais e colaborar na organização do evento.

O dia começa com uma peça de teatro para alunos destes PIEF e para uma turma convidada em cada escola organizadora. Macacos e Pombos, peça da Usina, pretende provocar o debate das questões da violência.

Durante a parte da tarde, os alunos fazem jogos enquanto os professores, C.Executivos, Directores de Turma, Equipas de Ensino Especial com outros convidados institucionais, autarquias, Juntas de Freguesia, Segurança Social, CPCJs, Escola Segura, ECJs SPOs participam de um fórum, "Ciclos de Violência".

Em paralelo pode ser observada uma exposição de trabalhos produzidos por alunos que se organizarão, mais tarde, como material de discussão dos fenómenos de violência em meio escolar.

Mais informações em: franciscomarta.peti@gmail.com

1º Congresso Nacional de Terapias Expressivas

Parceria do ISLA com a Vivenciarte.
Contactos: Filomena Borges - 21 030 99 05

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Moita - Dakar dá mais notícias

O Moita Dakar tem novas notícias:

Inscrição por pessoa 20€ para participação na prova com direito a um grande almoço em Dakar e uma t-shirt alusiva.

Serão entregues aos participantes t-shirts, lembranças locais/regionais, da Região de Turismo, empresas que apoiem, etc. Os contactos já começaram e já temos respostas animadoras.

Os prémios serão para os 3 primeiros lugares, pelo menos, (inclui troféu para a equipa e medalhas para todos os elementos da equipa).

A equipa envia o mail com a ficha de inscrição e confirma o pagamento de todos os seus elementos através de transferência bancária.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

E de repente parece que todos se fazem à estrada


Parece que os professores querem terminar o ano em convívios desportivos e motorizados. Na verdade parece-nos que os colegas apenas querem descobrir o caminho para um bom almoço e um dia de convívio. Vamos lá estar, evidentemente. Apareçam.

Rally Paper na Guarda

Ora aqui está uma chamada que não admite faltas de atraso!

Informamos da realização do Rally-paper do PIEF da Guarda, no próximo dia 23 de Maio. Envio em anexo o cartaz para que possam divulgar esta iniciativa, no blog. Aproveitem esta oportunidade e venham passar um sábado divertido e diferente, connosco. Vai valer a pena. O lanche é por nossa conta num espaço fantásctico. Não faltem! Tragam a família e os amigos. Vai ser o máximo...

Contactamos contigo, a partir das 14h, na Escola Secundária Afonso de Albuquerque.
Qualque dúvida contactem-me por mail (malcinacmatias@gmail.com), telemóvel 964845415 ou para a escola (271223377)

--
A Coordenadora Local do PIEF
Alcina Matias


Moita Dakar

...e na Moita a proposta é Dakar (o que será Dakar?). A qui fica o regulamento. Participem.

1º RALLY-PAPER MOITA-DAKAR

REGULAMENTO GERAL

1. O Rally Paper será realizado no dia 18 de Junho de 2009, com local de concentração nas instalações da Escola Básica do 2º e 3º Ciclos, de D. Pedro II, Moita, pelas 8.30 horas. O valor da inscrição é de €20, que inclui a participação na prova e o almoço.

2. As inscrições estão abertas a todas as pessoas que queiram participar, com prioridade para os professores PIEF, técnicos de intervenção local (TIL) e professores de escolas onde existam turmas PIEF, até um máximo de 100 participantes (cerca de 30/35 equipas).

3. As equipas serão compostas por 3 elementos (mínimo) e 4 (máximo), por viatura. Todas as equipas devem fazer-se acompanhar de um leitor de CD (pode ser o da viatura) para a prova e de uma máquina fotográfica digital.

4. A ordem de saída das equipas será efectuado segundo a ordem de chegada dos concorrentes, ou seja, os pontuais serão os primeiros a partir e os dorminhocos ficam para último.

5. A primeira equipa tem como hora prevista de partida as 09.00 horas, seguindo-se as outras com intervalos cuja duração pode variar com o número de equipas inscritas.

6. A organização não se responsabiliza por qualquer infracção ao código da estrada praticada pelos concorrentes, bem como qualquer acidente ou outra situação em que os mesmos se envolvam. Para tal, a prova foi concebida de modo a que não se ultrapassem as velocidades permitidas por lei, sendo o percurso realizado por caminhos não interditos ou que obriguem a violações.

7. A prova de estrada será constituída por perguntas de observação ou cultura geral, pedidos de objectos e tarefas a cumprir. As perguntas estão feitas de modo sequencial, nunca obrigando os concorrentes a procurar enigmas anteriores ao percurso já feito. A linguagem da prova poderá ser clara e directa ou em enigma, o que quer dizer que poderão ser dadas pistas com “chalaças”.

8. No final a equipa terá de devolver todo o dossier que foi entregue no início, de preferência com as respostas escritas. O navegador deverá utilizar a folha de respostas para responder às questões, devendo ter o cuidado de escrever com letra legível. As respostas duvidosas serão consideradas erradas. Deverão também ser entregues os pedidos que forem feitos ao longo da prova.

9. Serão atribuídos diplomas e lembranças a todas as equipas participantes e prémios até ao 3º lugar (troféus e medalhas), cuja entrega será feita no almoço convívio.

10. Em todos os casos omissos ou que surgirem dúvidas a organização será soberana para decidir.

Contactos

borba.nuno@gmail.com ou moita.pief@gmail.com

Vao já preparando as vossas "Máquinas"