quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Sobre o TIL (Técnico de Intervenção Local)

Desenho extraído de http://www.getentrepreneurial.com/images/Social%20Media%20Marketing.jpg




Na sequência do encontro de Técnicos PIEF, realizado no dia 23 de Dezembro 2008, no Centro Comunitário da Ameixoeira (Lisboa), aqui fica o meu contributo sob o desígnio “PIEF: o contributo do Técnico de Intervenção Local”.

Muito de fala sobre “o que é isso de ser TIL”…de entre muitas outras características, ser TIL é:
Tásse Bem
Ilusionista
Lendário

1- O TIL e o contexto multidisciplinar: os Professores

• São a essência de um grupo PIEF, pois, sem eles e as suas características profissionais e individuais, seria impossível participar no projecto de vida dos jovens;

• Ênfase no cargo de Professor-Tutor, dada a importância em trabalhar, individualmente, os jovens (ex. de Projecto Second Life);

• Maior dificuldade: trabalho de Equipa (Grupo ≠
Equipa)

2- O TIL e o contexto multidisciplinar: os Alunos

• Os alunos são o nosso rosto e é “por eles e para eles” que nos esforçamos;

• Fundamental funcionarmos como mediadores-confidentes. Para tal, é essencial que estejamos presentes no momento certo;

• TIL é modelo de aprendizagem para os jovens existindo, por vezes, uma identificação com a pessoa que está “por trás” do TIL;

• Postura assertiva e ser receptivo…e, claro, toneladas de paciência!

• A justiça é cega, mas…todos diferentes, todos iguais?

• “Estar no grupo sem ser do grupo!”

3- O TIL e o contexto multidisciplinar: os Pais/EE

• Surpreendentes…


• 8 horas/dia na Escola e 1 seg. em casa


• Mas não podemos esquecer de onde vêm estes Pais…se ao menos alguém lhes pudesse ter ensinado de outra maneira…!?

Para que o processo Ensino-Aprendizagem funcione, é necessário a colaboração dos Pais. Porém, fica a dúvida do seu posicionamento, i.e., Ensino e/ou Aprendizagem?


• PIEF para Pais??? Sugestão: Fim de semana vivencial

4- O TIL e o contexto multidisciplinar: C. Educativa

• Inicialmente, não existe qualquer tipo de relação com os nossos jovens, tal é o preconceito e o estereótipo (criminosos, assaltantes, …). Com o passar do tempo, e com o esforço e desenvolvimento de um trabalho positivo dos jovens PIEF na Escola, assistimos a uma relação de proximidade com alunos de outras turmas e Aux. Acção Educativa.

• Importante trabalhar para a Escola e respeitar a “casa” de cada um. Estratégia: responder por 2 Códigos de Conduta (ie, PIEF e Escola);

• No fim, ficam as saudades dos nossos “meninos”…

5- O TIL e o contexto multidisciplinar: os Parceiros

• O TIR, em articulação com o TIL, procuram agilizar formas de intervenção junto dos Parceiros. É fundamental comunicar pessoalmente;

• As Entidades têm sido receptivas e sensíveis às nossas necessidades. Devemos esforçar-nos por estreitar relações, p. ex., através de convites para dias de celebração em PIEF, divulgação e publicidade (rádio e jornais locais, sites e blogs);

• As Instituições de parceria encontram nas turmas PIEF uma solução/resposta válida, viável e enriquecedora para os seus jovens. Porém, há muito trabalho a realizar…;

• Os jovens PIEF são o espelho das relações com Parceiros, o que aumenta a nossa responsabilidade enquanto educadores.

6- Principais necessidades/problemas evidenciados

• Também o TIL precisa de sentir que tem um porto seguro, em alguns momentos de conflito/crise; porém, tal nem sempre acontece…;

• Criação de uma Rede Social sustentável;

• Separar a emoção da razão em momentos de decisão;

• Situação actual dos alunos PETI Empresa e que encaminhamentos possíveis;

• Kit do TIL…

7- Potencialidades e Recursos (internos e externos)

• Formato das Equipas Técnico-Pedagógicas; Exemplo a seguir!

Marcelo Formosinho
TIL PIEF T1/PE Setúbal

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