Síntese de algumas conclusões de um grupo de trabalho:
Num dos temas, foi possível reflectir sobre a relação com os professores no âmbito dos PIEF. Foi pedido que, através da técnica de brainstorming, um dos grupos apontasse palavras-chave que estivessem ligadas às dificuldades sentidas nesta relação, cujo resultado foi: perfil, motivação, trabalho em equipa, colocações, uniformização, disponibilidade, comunicação, especialização, carga horária, continuidade, cumplicidade, destacamento, metodologia, articulação curricular, estabelecimento de relação com alunos, estabelecimento de relação com a escola, autoridade, estatuto do aluno, ligação professores/ instituição, afectividade, clima da escola, experiência, expectativas, formação, isolamento dos professores, discriminação, desconhecimento do projecto e rigidez. Na etapa seguinte foram seleccionados de 5 a 6 conceitos mais importantes, destacando-se então o perfil, o trabalho em equipa, comunicação, autoridade, afectividade e clima de escola. A escolha do mais representativo recaiu sobre o perfil do professor. Embora esta escolha não tenha sido muito consensual, chegou-se à conclusão que era um dos temas que abarcava outros conceitos igualmente importantes.
O Perfil entende-se como um conjunto de competências necessárias para o exercício da função de professor, que não tem de ter necessariamente todas à priori, mas que podem ser desenvolvidas como acontece muitas vezes no caso do trabalho com alunos em PIEF, pois este requer formação específica tendo em consideração as características específicas dos grupos-alvo.
No trabalho de grupo, foi possível reflectirmos sobre o perfil dos professores e diferentes formas de selecção dos mesmos para as equipas pedagógicas. Salientou-se a experiência de destacamento dos professores, considerada como positiva. A disponibilidade é o elemento forte da questão, uma vez que estes professores podem dedicar-se à tutoria e desenvolvimento da componente vocacional. Outra face desta questão é a económica, uma vez que noutros casos, em que os professores das equipas PIEF têm ao seu cargo nas escolas, a responsabilidade por outras turmas, há uma rentabilização de recursos humanos. Não obstante, existe ainda a experiência de ter havido pelo menos um dos elementos da Equipa Pedagógica destacado a tempo inteiro, sendo elemento-chave para o envolvimento e motivação dos outros professores. Concordámos ainda que a formação dos docentes é essencial para que estes possam ver desenvolvidas as competências para o exercício da função de professor em PIEF.
O Perfil entende-se como um conjunto de competências necessárias para o exercício da função de professor, que não tem de ter necessariamente todas à priori, mas que podem ser desenvolvidas como acontece muitas vezes no caso do trabalho com alunos em PIEF, pois este requer formação específica tendo em consideração as características específicas dos grupos-alvo.
No trabalho de grupo, foi possível reflectirmos sobre o perfil dos professores e diferentes formas de selecção dos mesmos para as equipas pedagógicas. Salientou-se a experiência de destacamento dos professores, considerada como positiva. A disponibilidade é o elemento forte da questão, uma vez que estes professores podem dedicar-se à tutoria e desenvolvimento da componente vocacional. Outra face desta questão é a económica, uma vez que noutros casos, em que os professores das equipas PIEF têm ao seu cargo nas escolas, a responsabilidade por outras turmas, há uma rentabilização de recursos humanos. Não obstante, existe ainda a experiência de ter havido pelo menos um dos elementos da Equipa Pedagógica destacado a tempo inteiro, sendo elemento-chave para o envolvimento e motivação dos outros professores. Concordámos ainda que a formação dos docentes é essencial para que estes possam ver desenvolvidas as competências para o exercício da função de professor em PIEF.
Márcia Lacerda
Sem comentários:
Enviar um comentário