sábado, 29 de novembro de 2008

Sobre Abandono Escolar - Conceitos

Sobre Abandono Escolar definimos

Abandono escolar precoce:

Saída do sistema de ensino e de formação antes de concluída a escolaridade obrigatória legalmente definida, o que corresponde a um abandono do percurso antes do seu termo legal.

Abandono escolar:

Saída do sistema escolar e de formação em que o indivíduo já possui a escolaridade obrigatória mas vai integrar um quadro de inserção socioprofissional igualmente precário em relação aos que não cumpriram o percurso estipulado legalmente.
Num quadro de conflito e de rejeição individual da escola, quando ocorre abandono efectivo, a rejeição é evidente; quando esta se traduz noutras atitudes e apresenta outras situações, a rejeição permanece latente. Neste contexto, definimos:

Abandono latente - Surge associado a situações como:
• Trajectórias escolares com reprovações e atrasos sucessivos;
• Conflitos de aspirações entre o ambiente familiar e o contexto escolar que se traduzem em desinteresse pela escola;
• Dificuldades de integração;
• Dificuldades de aprendizagem;
• Desenvolvimento de ambições de ocupação imediata de um posto
de trabalho.

Causas que subjazem a um abandono precoce do sistema escolar:
Insucesso escolar;
Contexto socio-económico do aluno.1)
(continua: consultar
INFOCEDI N.º 9 "Abandono Escolar"
em http://www.iacrianca.pt/ )

As informações acima apresentadas foram retiradas e adaptadas de:
SIETI (2004) - Inserção Precoce no Mercado de Trabalho - um estudo de casos.

Consultarhttp://www.peti.gov.pt/upload_ftp/docs/edicoes5CInsercaoPrecoceEstudoCasos.pdf

Sobre Abandono Escolar recomendamos


Consultar
INFOCEDI N.º 9 "Abandono Escolar"

Segurança nas escolas

Recebemos a seguinte informação:A Comissão Parlamentar de Educação e Ciência tomou a iniciativa, em Janeiro de 2007, de promover um debate aprofundado sobre a violência/segurança nas escolas portuguesas. Em consequência desse objectivo, realizou um conjunto de actividades que deram origem a um relatório.

Com o propósito de aprofundar o trabalho desenvolvido em 2007, a Comissão Parlamentar desenvolveu um conjunto de iniciativas, durante o primeiro semestre deste ano, que culminaram na elaboração de um segundo relatório, que temos o prazer de levar ao Vosso conhecimento e que pode ser consultado no seguinte endereço:
http://www.parlamento.pt/sites/COM/XLEG/8CECposRAR/Actividades/Paginas/ViolenciaSegurancaEscolas.aspx

Aproveito a oportunidade para agradecer as contribuições que nos chegaram e que, em muito, enriqueceram o trabalho produzido.

Com a expressão dos meus melhores cumprimentos


António José Seguro
Presidente

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Equipas Móveis Multidisciplinares em Fátima

Nos próximos dias 3 e 4 de Dezembro todos(as) os técnicos(as) das Equipas Móveis Multidisciplinares do PETI estarão reunidos em Fátima. Esperamos voltar de lá melhor preparados no apoio ao trabalho dos PIEF (não vale a pena telefonarem, estamos em serviço).

Equipas de Acompanhamento à Inserção (Casa Pia)

I Encontro das Equipas de Acompanhamento à Inserção
da
Casa Pia de Lisboa

Realizou-se nos dias 24 e 25 de Novembro, no auditório da Casa Pia de Lisboa, o I Encontro das Equipas de Acompanhamento à Inserção da Casa Pia de Lisboa. A Dr.ª Joaquina Madeira, Presidente do Conselho Directivo daquela instituição, abriu os trabalhos e, para além de agradecer toda a colaboração e empenho das suas equipas de técnicos, destacou a importância de chegar cedo aos problemas (jovens potencialmente em risco) e, rejeitando o assistencialismo, trabalhar numa perspectiva sistémica e ecológica ou seja, trabalhar com os jovens integrados na sua comunidade. Joaquina Madeira salientou que a institucionalização deve ser o último recurso.
Em todo o encontro predominou a divulgação das boas práticas quer das equipas, quer de entidades convidadas a apresentar as suas experiências. Gostaríamos no entanto de sublinhar o momento alto e contagiante que foi o debate entre o psicólogo clínico Dr. António Maia e o terapeuta familiar José Manuel Almeida. Ambos salientaram a necessidade de voltar a dar balizas/limites aos jovens sem as/os quais estes acabarão por se sentirem perdidos.
António Maia sugeriu que a relação das famílias com o jovem deve ser como no jogo da corda (de um lado a família do outro o jovem) onde se procura a tensão certa. Se cedermos demasiado iremos atrás do outro que cairá desamparado para trás, se puxarmos demasiado e de modo brusco, o/a filho/a entrará em desiquilíbrio e cairá para a frente. Na (re)educação devemos começar pelo simples, consolidar o simples e dar o passo seguinte.
José Manuel de Almeida disse-nos que depois do Maio de 68 deve ser dito às famílias que é proibido proibir proibir, dito de outra maneira, temos que reaprender a proibir. O terapeuta alertou ainda que os técnicos (professores, acrescentamos) não ensinam nada, são apenas catalisadores de aprendizagens e o que devem fazer junto das/dos jovens é levá-las/los a sentirem a necessidade da sua presença.
Ainda um destaque para o que nos disse o Psicólogo Clínico Pedro Vaz dos Santos. Para este, não é possível intervir com êxito junto das/dos jovens se à intervenção individualizada não adicionarmos a família. Ou seja a família vai ter de passar a fazer parte do dia-a-dia das instituições, caso contrário estaremos condenados ao fracasso.

Tomem nota

Informações junto da Presidência do Conselho de Ministros ou ACIDI

A revista Notícias

Informação solicitada:

A revista Notícias, que é gratuíta, pode ser solicitada à CIG pelos telefones 217 983 000 e 222 074 370.

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Notícias

A Comissão Para a Cidadania e Igualdade de Género, CIG, organismo presidido pela Dr.ªElza Pais e na dependência da Presidência do Conselho de Ministros, edita mensalmente, com distribuição gratuíta, a revista Notícias.
Trata-se de uma publicação que aborda temas e notícias da cidadania e igualdade de género, muito importante para professoras e professores no seu trabalho com alunas e alunos.
O tema de Outubro é Mulheres olímpicas e paraolímpicas.
Para mais informações contactem a CIG:
Telefones: 217 983 000 e 222 074 370

Colaboração da Professora Doutora Maria do Céu Roldão

A Professora Doutora Maria do Céu Rodão está a ultimar um documento para colocar, em breve, ao serviço das Equipas Móveis do PETI e dos professores que trabalham nos PIEF. Para já conhecemos o índice do trabalho. A saber:
.
MATERIAIS DE APOIO PARA AS ETP DO PIEF

ENSINAR EM TURMAS PIEF

METODOLOGIAS, RECURSOS E MODOS DE ORGANIZAR O TRABALHO


INTRODUÇÃO – apresentação da estrutura.

1. ALUNOS - A especificidade dos alunos PIEF- questões para os professores.

- os percursos escolares
- o desinteresse
- a relação com as matérias
- a relação com os processos de trabalho
- a história pessoal
- as metas que se pretendem alcançar.

2. CURRÍCULO – A especificidade do currículo PIEF

- a correspondência a aos currículos regulares e a adequação dos caminhos
- metas de rigor, percursos de acompanhamento;
- integração com escolarização;
- garantir sucesso nas aprendizagens

3. PROFESSORES E ENSINO

3.a. Estratégias de planeamento e gestão.
3.b. Estratégias de ensino.
3.c. Estratégias e critérios de avaliação.

4. TRABALHO DAS EQUIPAS

4.1. Estratégias de gestão curricular
4.2. Coordenação didáctica do trabalho
4.3. Liderança do trabalho das ETP
4.4. Papel dos diferentes elementos das ETP na promoção do sucesso
em breve novas notícias

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A fotografia no dia-a-dia dos PIEF

Sem prejuízo do normal funcionamento das aulas PIEF, 0 PETI vai promover encontros de formação em fotografia para professores e e técnicos. Estas jornadas destinam-se à sensabilização para o uso correcto da fotografia quer nas actividades curriculares, quer na divulgação das iniciativas dos PIEF.
Datas (sempre das 9 às 18 horas):
2 de Dezembro - Cacém
5 de Dezembro - Amadora
14 de Janeiro - Seixal
19 de Janeiro - Cartaxo
Estão abertas as inscrições. As restantes regiões interessadas devem manifestar esse desejo junto das coordenações regionais do PETI.

Semana de Promoção dos Direitos da Criança - Évora

A Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Évora em colaboração com diferentes Serviços/Instituições/Entidades com competência em matéria de Infância e Juventude vai promover a Semana de Promoção dos Direitos da Criança de 17 a 21 de Novembro, com o objectivo de sensibilizar a Comunidade, os Serviços e Instituições do concelho de Évora para a modernidade, pertinência e necessidade de aprofundar a Convenção dos Direitos da Criança, cujo 19º aniversário se comemora no dia 20 de Novembro. Foram obtidos apoios das seguintes entidades: Câmara Municipal de Évora, Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco, Comité Português para a UNICEF, Direcção Regional de Educação do Alentejo e Direcção Regional do Alentejo do Instituto Português da Juventude.

O Programa inclui actividades diversificadas destinadas a crianças de Jardins de Infância, alunos de Escolas Básicas de 1ºciclo, 2º e 3º ciclos e Secundárias, intervenientes educativos e sociais e comunidade, promovidas nomeadamente pelos seguintes Serviços/Instituições/Entidades com competência em matéria de Infância e Juventude:

Associação dos Amigos da Ludoteca de Évora; Associação “Chão dos Meninos”; Associação Colombofilia de Évora; Associação para o Desenvolvimento e Bem-Estar Social da Cruz da Picada; Café de Évora; Centro de Actividade Infantil de Évora; Centro de Saúde de Évora; Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Évora, Direcção Regional de Educação do Alentejo; Escola Básica Integrada da Malagueira – Alunos de Turmas de 2º ciclo e a Tuna Os Tuninhas; Escola Profissional da Região Alentejo (EPRAL) – Formandos dos 1º e 3º anos do Curso Técnico de Apoio à Infância; Escola Secundária André de Gouveia; Escola Secundária Severim de Faria; Èvoradigital/Projecto “Cliques para a Inclusão”; GNR, Brigada Territorial Nº 3 – Grupo Territorial de Évora; MUSEpe; PETI - Turma PIEF de 3º ciclo da E.B2,3 Santa Clara; PSP de Évora- Programa Integrado de Policiamento de Proximidade - Equipa do Programa Escola Segura.

Para ver - PIEF de Castelo Branco

O filme "Dangerous minds- mentes perigosas" de 1995, com Michelle Pfeifer , uma oficial da marinha que abandona a carreira militar para realizar o antigo sonho de ser professora de inglês. Mas o grupo de alunos rebeldes que tem pela frente logo na primeira escola em que lecciona será capaz de colocar à prova todo seu treino e experiência adquiridos na caserna.

O recente filme " A turma" de Laurent Cantet, retrata um ano de um professor e da sua turma numa escola de um bairro problemático de Paris, microcosmos da multietnicidade da população francesa, espelho dos contrastes multiculturais dos grandes centros urbanos de todo o mundo. A escola, o desafio de ensinar e o conflito na sala de aula.

O filme "Christiane F.- Os filhos da droga" - de 1981 e baseado no livro homónimo, retrata a vida de uma rapariga dependente de drogas desde cedo. David Bowie faz parte do elenco. Apesar de ser já um filme antigo, continua a abordar uma temática muito actual.

Também seria boa ideia ler e analisar o livro, autobiográfico, no qual se baseia o filme.

A não perder - PIEF do Cacém

Sugestão da Psícóloga Mónica do SPO da Escola Secundária Matias Aires, no Cacém

A TURMA – um filme a não perder e a adquirir em DVD quando estiver disponível .

Título original – “Entre les Murs” (2008)
Realizador – Laurent Cantet
Galardoado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes.

O Professor François é interpretado pelo próprio, autor do livro que inspirou o filme. A turma é composta por actores não profissionais que foram escolhidos entre alunos de um liceu francês, com quem o realizador trabalhou todas as semanas durante um ano lectivo em ateliês de improvisação.

Muito realista chega mesmo a parecer um documentário. As semelhanças são muito mais do que coincidências comparativamente com o quotidiano das nossas escolas…

Mónica Silva PIEF T2 Cacém

Jornada de Reflexão na Moita foi um êxito

Reuniram-se no dia de S. Martinho as Equipas Técnico-Pedagógicas dos PIEFs da Moita, de Palmela e de Setúbal, bem como os Coordenadores João Vasco e Inês Reis Leão, com o objectivo de fazer o balanço do 1º Projecto nestes três PIEFs.

Deu-se início à reflexão com a projecção de um “pequeno” filme, com imagens do trabalho desenvolvido pelo PIEF anfitrião, desde a recepção aos alunos e Encarregados de Educação até ao final do 1º Projecto, incluindo algumas dinâmicas de grupo de integração dos alunos no universo da escola e da sala de aula, tais como uma caça ao tesouro e a decoração da sala da turma, entre outras actividades. Esta apresentação foi comentada pela respectiva Equipa Técnico-Pedagógica e seguida das intervenções dos restantes Animadores de Projecto, que fizeram o balanço das actividades desenvolvidas pelas suas turmas PIEF.

Em conclusão, os presentes partilharam as suas preocupações relativamente à dificuldade na obtenção de bolsas de formação para os alunos PETI/Empresa. Neste sentido, discutiu-se ainda a pertinência de, no início do ano lectivo, existir uma reunião entre as câmaras municipais e as empresas locais, de forma a informar e/ ou esclarecer em que consiste o PIEF, a medida PIEF e consciencializá-los da importância de uma boa integração e devido encaminhamento dos alunos na vida activa.

De salientar que toda a sessão foi acompanhada de castanhas assadas, batata doce e, inevitavelmente, bem regada com jeropiga de boa qualidade. O evento prosseguiu com um jantar num restaurante típico, não fosse o seu nome “Faena”, na Praça de Touros da Moita, onde os presentes conversaram, brincaram e … comeram também. Como o convívio foi tão saudável, a expectativa é grande para o próximo encontro.

Resta-nos agradecer a todos os presentes pela disponibilidade e trabalho apresentados.

A Equipa Técnico-Pedagógica do PIEF Moita

PIEF de Castelo Branco: Então como correu?

Seria útil se publicassem como correu o encontro da Moita, para que os ausentes pudessem ficar informados e partilhar opiniões.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Moita, Palmela e Setúbal

Moita promove jornada de Reflexão

Na próxima terça-feira, dia 11 de Novembro, pelas 17.30 horas vai decorrer o 2º Encontro das Equipas Técnico-Pedagógicas dos PIEFs da Moita, Palmela e Setúbal na Escola Básica de 2º e 3º Ciclos, de D. Pedro II, Moita – Bloco 4, Sala 4. O encontro pretende efectuar o balanço do 1º Projecto nos três PIEFs, bem como estimular a troca de experiências pedagógicas entre as respectivas equipas. Porém, e porque coincidentemente será dia de S. Martinho, o PIEF Moita anuncia que o evento será acompanhado de um pequeno Magusto. Findos os trabalhos, pelas 19.30 horas, seguir-se-á um jantar num restaurante local.

Interculturalidade em contexto comunitário

Apareçam!

domingo, 2 de novembro de 2008

Psiquiatria.com

Parece-nos útil a consulta do site acima citado. Trata-se de um sítio na área da saúde mental que pode ser consultado em castelhano ou em inglês.

Para consultar Psiquiatria.com basta clicar em http://www.psiquiatria.com/. Há a possibilidade de receber actualizações automáticas.

LSTC disse:

Quero salutar a iniciativa tomada e referir que é óptima ideia criar este blogue, pois é a primeira vez que estou a trabalhar como monitora de alunos PIEF e deparo-me, por vezes, com dúvidas, receios... Pelo que me parece útil a troca de experiencias com outros colegas numa lógica de partilha e inter-ajuda.

Parabéns pela iniciativa!

sábado, 1 de novembro de 2008

Uma Mão Contra a Exclusão

O PIEF do Teixoso venceu os concurso para os PowerPoint que melhor sintetizaram a actividade desenvolvida em PIEF no âmbito do projecto Uma Mão Contra a Exclusão.
Pela sua enorme qualidade descritiva e pedagógica, de extrema utilidade para todos os PIEF, o blogue PIEF no mundo das ferramentas oferece 10 exemplares do PowerPoint vencedor aos 10 primeiros PIEFs que manifestem interesse em adquiri-lo.